Estados depressivos e alimentação

Atualizado: 28 de jun.

Hoje quero compartilhar com vocês uma parte de um texto muito especial que escrevi para @narciso_seu_espelho_quebrou

Um dos sintomas mais comuns quando alguém está imerso em um relacionamento narcisista, é uma gradual falência das forças físicas e psíquicas em todas as áreas da vida. De início, o desgaste é quase imperceptível, mas com o tempo e por conta da desistência de si mesmo em nome do outro, esse comportamento, vai se instalando de modo devastador. No final, tudo o que um dia foi importante para si mesmo, perde o sentido. Podemos relacionar esse estado à um estado depressivo.

Conforme Finley (1997), quadros de depressão são responsáveis pelo isolamento social e pelo desinteresse nas atividades diárias, dentre elas o preparo de refeições e o ato de se alimentar. Somos tentados, tal como Karl Abraham (1925), a considerar a própria recusa em comer como um desejo de morte.

A relação entre a alimentação e o estado depressivo é bidirecional, alguns estudos apresentam-se centrados no papel de alguns nutrientes e de determinados padrões alimentares que podem estar implicados no desenvolvimento e prevenção do quadro depressivo, assim como os resultados de alguns estudos descrevem a influência que os sintomas depressivos podem ter nos hábitos alimentares e em outros comportamentos relacionados com o estilo de vida.

A alimentação é uma ferramenta poderosa capaz de alterar o organismo biológico humano, afastando-o ou aproximando-o de um estado saudável. Também é o estudo do autoconhecimento, pois as suas próprias características são o que você tende naturalmente a buscar nos alimentos que escolhe. Portanto, atentar-se a sua alimentação pode ser o primeiro passo em busca de sua identidade novamente, de seu amor próprio. É um ato de auto cuidado e auto compaixão, que irá nutrir cada célula de seu corpo e suas emoções com amor.

Cuidar da alimentação é uma arte, um processo simples, mas que exige consciência e uma observação cuidadosa.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo