Não confie na balança

Atualizado: 28 de jun.

"Emagrecer é perder peso na balança" não está errado, mas o peso corporal é a somatória da massa magra (musculatura, ossos, vísceras, pele...), a massa gorda (tecido adiposo propriamente dito) e água. A depender da composição corporal seu peso se altera.


Já reparou que seu peso assim que acorda é um e quando vai dormir é outro (muitas vezes maior)? Essas alterações se devem a água corporal principalmente.


O que toda pessoa que deseja emagrecer busca é perder gordura corporal. Mas nem sempre perda de peso é, necessariamente, perda de gordura.


Por isso soma-se métodos de avaliação de composição corporal para complementar essa perda de peso. Os mais usados são:


- Adipometria: mensuração do percentual de gordura avaliando, por uma conta matemática, as dobras cutâneas com um adipometria (pinça que belisca e mede em milímetros as dobrinhas de gordura). Vantagem que é um método barato e é usado para acompanhamento longitudinal. Desvantagem é um método avaliador dependente (a avaliação de 2 examinadores podem ser diferentes, e não necessariamente uma está correta e outra não);


- Bioimpedância: mensuração por corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo e também usa um algoritmo matemático no software do aparelho. Vantagem avaliação por compartimento (massa magra, líquidos corporais e gordura corporal) e muitas vezes separa em tronco e membros. Desvantagem que muitas coisas interferem na avaliação, alimentação, ingesta hídrica, ciclo menstrual, horário do dia, entre outras coisas;


- Dexa ou Densitometria de corpo inteiro: maquinário que usa de baixa dose de radiação e avalia a composição corporal. Vantagem que não é um método avaliador dependente (não sofre de interferências externas). Desvantagem que é um exame caro e difícil acesso (poucas máquinas, dependendo da região).


Meu conselho é que você acompanhe com um bom nutricionista para realizar essas avaliações e seguir um plano alimentar condizente com o que deseja.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo