Você conhece alguém que usa anabolizantes?
Atualizado: 28 de jun. de 2022
O uso desses fármacos é muito mais comum do que se imagina.
Mas...
Você sabia?
11,6% dos usuários de esteróides anabólicos usam medicações prescritas por médicos?
Achou pouco?
De fato é pouco... E é aí que mora o perigo!
O problema não está no fato de médicos prescreverem essas medicações para fins esteticos e sim das pessoas conseguirem essas drogas pelo mercado paralelo (Underground Market) e prejudicando sua saúde.
Segundo Parkinson A.B. e colaboradores (2006) 70,8% dos 500 usuários de "anabolizantes" entrevistados obtinham as drogas de traficantes pela internet, 24,2% de colegas ou traficantes na academia, 18,8% por pedidos via correio e 8,6% através de farmácias online e pasmem, apenas 11,6% prescritas por médicos. Poucos usuários fazem acompanhamento médico e isso é péssimo.
Mas o que leva o paciente a "fugir" do acompanhamento médico quando o assunto é esteróides?
A resposta é muito simples...
O desconhecimento e despreparo do médico... isso afasta o paciente da maneira mais consciente e responsável do uso desses fármacos.
Gostaria de desafiar você, colega médico, a refletir um pouco sobre o assunto... O que é melhor, trazer o paciente para perto ou afastá-lo do acompanhamento?

Fonte: Câmara, L.C. Esteróides Anabólicos Androgênicos Conceitos Fundamentais: Nem apológico, nem demonizatório, do empirismo à ciência baseada em evidência. 1°ed. São Paulo. Lura Editorial. 2018.