A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade.
Com o intuito de alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para o combate a obesidade infantil, hoje (03/06), é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil.
A OMS considera a obesidade uma epidemia mundial causada principalmente por maus hábitos alimentares e falta de atividade física.
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de peso e costuma ser causada pela associação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais.
Os hábitos alimentares das crianças são formados ainda na barriga da mãe e se estendem nos primeiros anos de vida.
Para evitar que se tornem adultos com excesso de peso, os pais devem contribuir para que seus filhos tenham uma alimentação equilibrada e saborosa.
Antes dos dois anos, os pais não devem oferecer açúcar e alimentos ultraprocessados para seus filhos. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde apontam que 60,8% das crianças menores de 2 anos comem biscoitos ou bolachas recheadas.
Também devem manter distante dos pequenos sucos de frutas e comidas industrializadas e refrigerantes.
Substituir alimentos de fast-foods por uma dieta equilibrada, rica em nutrientes naturais, vegetais, legumes, frutas e líquidos é uma das dicas essenciais para começar a combater a obesidade mórbida.
Atrelado a isso, a pratica de uma atividade física também é necessária para diminuir os riscos dessa doença.
Pais, educadores e a sociedade em geral podem planejar eventos a fim de mostrar às criança a importância de uma vida saudável:
Realizar uma caminhada junto à natureza
Provar alguma fruta ou salada
Trocar uma atividade interna por uma externa
Comments